Esse Princípio tem por objetivo realizar, de maneira objetiva, resoluções de situações-problema (envolvendo equações do 1° grau), por meio das operações fundamentais.
Basicamente, iniciamos do resultado final efetuando as operações inversas (também é aplicado quando trabalhamos com frações).
Basta lembrar da brincadeira do “pensa em um número”.
Vejamos como cai em concursos públicos.
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE - CE Provas: FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Assistente Administrativo
Certa calculadora possui, além das teclas normais, as teclas A e B. A tecla A, quando pressionada, soma 3 unidades ao número que está no visor e, a tecla B, quando pressionada, multiplica por 2 o número que está no visor. Um número N está no visor dessa calculadora e são pressionadas, em sequência, as teclas A, B, A, B, A. Após esses movimentos, o visor mostrou o número 169. A soma dos algarismos do número N é:
A) 8. B) 9. C) 10. D) 11. E) 12.
RESOLUÇÃO:
Utilizarei um quadro esquemático para resolver a questão, mas na prova não é necessário fazer esse esquema, só os cálculos (lembre-se que em prova de concursos, nós devemos ser objetivos).
Princípio da Regressão, é como se pegássemos uma operação e fizéssemos uma operação inversa, começamos do resultado final (de trás para frente) invertendo as operações: no lugar de soma por 3, realizamos a subtração por 3 e; no lugar de multiplicação por 2, efetuamos a divisão por 2.
Portanto, sabe-se que o número inicial é 37. Contudo, observe que o comando da questão solicita a soma dos algarismos do número N , então devemos somar 3+7=10.
GAB.: C) 10.
Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES Prova: CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - Engenheiro Civil
Um carteiro percorreu em uma hora quatro ruas e entregou em cada uma delas uma certa quantidade de cartas da seguinte forma:
• na primeira rua: entregou 14 cartas;
• na segunda rua: entregou metade das cartas que carregava ao entrar nessa rua;
• na terceira rua: entregou 21 cartas; e,
• na quarta rua: entregou 14 cartas e sobrou ainda na sua bolsa 28 cartas.
A soma dos algarismos do número de cartas que o carteiro carregava ao entrar na primeira rua é igual a:
A) 5. B) 6. C) 7. D) 9.
RESOLUÇÃO:
Portanto, sabe-se que o número inicial de carta é 140. Contudo, observe que o comando da questão solicita a soma dos algarismos do número de cartas que o carteiro carregava ao entrar na primeira rua é igual a 5 (pois 1+4+0=5).
GAB.: A) 5.