EXÉRCITO - INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
EDITAL Nº 4, DE 26 DE MAIO DE 2025 CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA ATIVA DO QUADRO DE ENGENHEIROS MILITARES - C FRM 2025/2026
35 VAGAS
CARGO: aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM) e, se aprovado neste curso, é matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).
DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS:
02 (duas) vagas para o cargo de Engenheiro Cartográfico,
07 (sete) vagas para Engenheiro de Computação,
04 (quatro) vagas para o cargo de Engenheiro de Comunicações (conforme o disposto no § 3º deste artigo),
03 (três) vagas para o cargo de Engenheiro Eletrônico,
04 (quatro) vagas para o cargo de Engenheiro Eletricista,
08 (oito) vagas para o cargo de Engenheiro de Fortificação e Construção (Engenharia Civil),
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro de Materiais (conforme o disposto no § 4º deste artigo),
02 (duas) vagas para o cargo de Engenheiro Mecânico (distribuídas em Engenharia Mecânica e de Armamento e Engenharia Mecânica e de Automóvel, conforme o disposto no § 5º deste artigo) ,
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro Químico, 01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro de Produção,
01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro Aeronáutico (conforme o disposto no § 6º deste artigo) e 01 (uma) vaga para o cargo de Engenheiro Nuclear.
INSCRIÇÕES ATÉ 9 DE JULHO DE 2025 SITE PARA INSCRIÇÕES
TAXA: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
REQUISITOS: ter concluído, até o ato da matrícula, a graduação em Engenharia plena, em área de objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão; ter altura mínima de 1,60m, para os candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima de 1,55m; e atender a diversos requisitos físicos e legais exigidos pelo Exército.
SOBRE O CURSO DE FORMAÇÃO:
Art. 2º O Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares - C Frm QEM, é realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro, e destina-se aos candidatos diplomados e concludentes de graduação em Engenharia plena por Instituição de Ensino Superior oficialmente reconhecida, em área de Engenharia objeto do Concurso, que desejam seguir a carreira militar.
§ 2º Ao ingressar no C Frm, o candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM) e, se aprovado neste curso, é matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).
§ 3º Enquanto matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o candidato ao QEM é considerado, para fins de curso, como primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe, fazendo jus ao soldo inicial de R$ 8.245,00 (oito mil duzentos e quarenta e cinco reais), podendo vir a receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor, em particular a Lei do QEM (Lei nº 7.660, de 10 de maio de 1988) e seu Regulamento (R-43, Decreto nº 96.304, de 12 de julho de 1988). § 4º Ao término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior ocorrerá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo chegar até ao posto de General de Divisão.
ETAPAS DO CONCURSO:
Art. 25. O CA, de amplitude nacional, compreende:
I - Exame Intelectual (EI);
II - Inspeção de Saúde (IS);
III - Exame de Aptidão Física (EAF);
IV - Avaliação Psicológica (Avl Psc); e
V - Procedimento de Heteroidentificação (PH).